sábado, 12 de dezembro de 2009

Gruta do Rossio (Alvito)

Grutas no Alentejo? Cada vez mais! Se não temos muitas naturais, temos as artificiais.
Para além dos inúmeros hipogeus que têm vindo a ser identificados, a gruta do Rossio, no Alvito, integra-se noutra categoria: a de produção de mós. De facto, este espaço foi talhado pelo homem, aparentemente entre os sécs. XII/XIII até ao XVIII.
Nas paredes, em calcário, são visíveis os vestígios dos instrumentos utilizados na sua escavação.
Trata-se de um trabalho impressionante, realizado no subsolo (as mós eram por aberturas no tecto), ao qual se acedia por túneis, actualmente fechados, por razões de segurança.
A guardiã deste espaço é a D. Arlinda, a quem agradecemos a amabilidade e o tempo dispensado nesta visitada dos alunos do Mestrado de Arqueologia da UE.




















































































































































1 comentário:

  1. Olá muito bom dia! Chamo-me Pedro Frazão e trabalho na AlémProduções, empresa de produção de video de Beja. Estamos a fazer um filme para a C.M. de Alvito sobre Alvito e Vila Nova da Baronia, com destaque para monumentos e pontos de interesse histórico, arquitectónico e turístico. Gostaria de poder entrar em contacto consigo a propósito destas fotos e qual a possibilidade de as incluir no filme, naturalmente sem a sua autorização não o iríamos fazer. Se possível envie uma resposta para pedrofrazao@alenproducoes.pt . Muito obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar

Congresso da UISPP

Apesar de inicialmente estar prevista a sua realização na Austrália, o 18º Congresso da UISPP acabou por ser transferido para França (Paris)...